Notas e pausas.
Nos capítulos anteriores, vimos que a posição da nota no pentagrama define a ALTURA do som (mais grave ou mais agudo), e que as notas podem ser posicionadas em linhas ou em espaços. Vimos também que a CLAVE nomeia uma linha do pentagrama com uma altura definida, e que a partir dela conseguimos descobrir os outros sons.
Estudaremos agora a duração dos sons, e como representar isto na partitura.
Da figura rítmica (nota) de maior duração para a de menor duração, temos:
OBS: As breves e quartifusas são muito raramente utilizadas. Por isso, a partir daqui, considerarei apenas o miolo entre semibreves e semifusas.
A primeira figura rítmica vale o dobro da duração da segunda, que vale o dobro da duração da terceira, e assim por diante. Da maior duração para a menor, temos a seguinte relação:
EXERCÍCIO 1 – Preencha a sequência.
Dentro de uma breve, cabem duas semibreves.
Dentro de uma semibreve, cabem duas ___________.
Dentro de uma mínima, cabem duas __________.
Dentro de uma semínima, cabem duas ___________.
Dentro de uma colcheia, cabem duas ______________.
Dentro de uma semicolcheia, cabem duas __________.
Dentro de uma fusa, cabem duas ____________.
Dentro de uma semifusa, cabem duas quartifusas.
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CURIOSIDADE:
O inglês americano nomeia as figuras rítmicas de uma maneira autodescritiva. Segue a tabela:
Português | Inglês britânico | Inglês americano |
Semibreve | Semibreve | Whole note |
Mínima | Minim | Half note |
Semínima | Crotchet | Quarter note |
Colcheia | Quaver | Eighth note |
Semicolcheia | Semiquaver | Sixteenth note |
Fusa | Demisemiquaver | Thirty-second note |
Semifusa | Hemidemisemiquaver | Sixty-fourth note |
Considerando a semibreve como whole note (nota inteira), a mínima como half note (metade da nota) e etc, fica fácil entender duração da nota através de seus nomes.
Guardemos essa informação para quando formos estudar as fórmulas de compasso.
Existem figuras musicais com as mesmas durações acima descritas que representam interrupções no discurso musical. São as pausas.
Para os interessados em estudar rítmica a fundo, recomendo o livro do Pozzoli, chamado Guia Teórico e Prático Para o Ensino do Ditado Musical.