Você já se perguntou quais são os órgãos do nosso corpo que produzem nossa voz? Hoje a fotinho é sobre fisiologia da voz.
Aprendi no curso da magnífica Dra. Sílvia Pinho que FONTE SONORA é, basicamente, a origem de todo o nosso som básico – como se fosse a nascente do som. No caso, são as PREGAS VOCAIS (conhecidas popularmente como CORDAS VOCAIS). Fazendo uma analogia com o violão, é como se fossem as cordas do violão. O som de uma corda de violão sem a caixa sonora dele (corpo do violão) é mais ou menos parecido com o som de quando pegamos um elástico de papel e esticamos nos dedos para tocar com a outra mão. É um som baixinho e “meio sem graça”. Mais ou menos assim é o som original das nossas pregas vocais, sem considerarmos todos os órgãos modificadores e amplificadores do som.
Tudo que não é FONTE SONORA é chamado de FILTRO. “Filtro” assim como no Instagram! A fonte seria a foto do Instagram, e o filtro é “tudo de legal que fazemos na foto”. No violão, o filtro é o corpo do violão, que amplifica o som. No nosso corpo, faz parte do filtro o nosso corpo mesmo, a respiração, as cavidades de ressonância do corpo (onde o som vai ser amplificado), lábios e língua (modificadores e articuladores do som, que possibilitam que cantemos em idiomas diversos o que quisermos).
Aprendi recentemente com a querida Luisa Francesconi que a energia de contato entre as pregas vocais causa uma sensação muito confortável. É o que ela chama de NEUTRAL PHONATION, diferentemente da fonação com excesso de ar ou excesso de pressão. É a fonação do “meio termo”. E aqui, meus amores, falamos de FONTE. O contato das pregas vocais bom e saudável é aquele que causa a sensação de conforto.
Citando mais uma vez a querida Joyce Didonato (mezzo-soprano americana. Recomendo que ouçam!): Ela fala, em uma masterclass que assisti, sobre a “FOUNDATION” da voz (a base da técnica vocal). Ela fala:
Sempre que você tiver dúvida sobre se está cantando bem, faça-se as seguintes perguntas:
– Is it FREE? – Is it NATURAL?
– Is it EASY?
Traduzindo: é um som livre? É um som natural? É um som fácil?
É assim que deve ser a base de um canto saudável que perdure por tuda a vida.