Como ter saúde vocal

Olá, meus amores! Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Aqui quem fala é a Érica Hotts, e hoje eu venho falar de um assunto muito importante: A saúde vocal.

Independente de sermos cantores ou não, essas dicas valem também para os que usam bastante a voz, como professores ou trabalhadores de telemarketing, ou até mesmo um feirante!  (Haja gogó, hein? Convenhamos! Haha!).

Existem alguns hábitos saudáveis que podemos adquirir.

1 – Prestar atenção em nossa alimentação.
Eu, Érica, já tenho prestado atenção na minha alimentação há tempos. Por exemplo, eu sei que tenho gastrite, e que alguns alimentos me fazem passar mal, como frituras, doces em excesso e principalmente esfiha ou iogurte.

Isso sem falar do café, de comer comida muito quente ou tomar leite muito quente, que vai te queimando desde os lábios até a alma (hahaha!). Imagine então o pobre do seu esôfago? Coitadinho…

E você? Já parou para pensar em quais alimentos te fazem passar mal? E quais alimentos te fazem bem? Hein? Que tal observar isto? 🙂

2 – Observar o nosso ambiente (ar que respiramos)

Óbvio: Cigarro faz mal.  Além de todas as toxinas “do mal” que ele tem, é um vapor quente que fica lá queimando sua garganta toda vez. Não é recomendado para quem vai cantar. (E talvez nem para quem não vai, mas aí vai da vida de cada um).

Também ficar em ambiente com muita poeira pode prejudicar, atacar rinite, essas coisas. Ih… toneladas de pigarro! Haja vibração labial para limpar tudo isso! Haha!

Conhecer esses hábitos e alimentos que não nos ajudam é bom pois assim sabemos exatamente o que evitar (e até eliminar de nossas vidas).

 Socorro, professora! Então eu não posso fazer nada? Não posso nem comer uma mísera coxinha? Ahhh mundo cruel!!! Não vou poder se cantor então?

Calma lá, afobadinhos! Hahaha!!! Primeiramente, só de conhecer o que te faz mal e evitar (pelo menos uma semana antes da sua apresentação), você está fazendo um grande negócio. Observe seu corpo, procure ter uma alimentação balanceada, comer frutas, comida saudável, legumes, verduras,fazer as 6 refeições diárias… Enfim! Coisas que te façam sentir bem. Além, é claro, de buscar estar em um ambiente limpo e que você sinta paz.

Use como referencial uma situação onde você esteja bem desperto, bem disposto, livre de pigarros e se sentindo bem.

OBS: Com o tempo, tome coragem para ter os hábitos saudáveis sempre, tá? Hahaha! Falei uma semana só pra começar o desafio! XD

3 – Fazer exercícios físicos

Pode ser uma aula de dança, pilates, yoga… enfim! Algo que faça você se divertir e se conectar consigo mesmo. Fortalecer o corpo te permitirá ter disposição quando estiver cantando.

Lembre sempre: A técnica vocal está aliada sempre aos pilares da saúde. Então, tudo o que for confortável, relaxante, prazeroso, é recomendado.

4- Repouso. 

Dormir bem é muito bom. Ajuda o corpo a responder com energia quando precisarmos cantar.

Respeitar o tempo do corpo quando ficarmos doentes, ou seja, repouso para nos recuperarmos de alguma gripe ou algo assim, é muito importante. Inclusive, fazer o repouso vocal. Permita-se descansar e limpar inclusive seu emocional e suas ideias. Às vezes, faz bem dar uma pausa.

Ao perceber que abusou da voz, descanse pela mesma quantidade de tempo que precisou falar, ou até mais. Espere o seu corpo se restabelecer. Permita-se.

Confiem em mim: Existe um meio-termo que nos permite falar com saúde e nos expressar lindamente com conforto e saúde vocal. Com as aulas de canto, descobrimos o apoio, os ressonadores. Tudo vem de uma rotina saudável de exercícios.

4- Buscar uma rotina saudável de exercícios 

Rotina significa alguma frequência de prática dos exercícios – recomendo ao menos 20 minutos por dia (eu gosto de fazer pelo menos uma hora), ou a cada dois dias ao menos.

Permita-se desfrutar do caminho de conhecer os mecanismos do canto e do seu corpo. Eu gosto muito dessa expressão. Permita-se!

Com persistência, vamos treinando o corpo a emitir os sons corretos, e ensinando os hábitos saudáveis a ele. E o que ganhamos com isso? Qualidade de vida!

Pensem nisso, meus amores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *