Como desenvolver um personagem teatral

Olá, meus amores! Como vocês estão?

Eu tenho estudado bastante às escondidas! Hahaha! E, nessas de estudar e meditar, acabei desenvolvendo um método meu de como desenvolver um personagem, seja para ópera ou teatro. Com a devida concentração, acredito que esse exercício possa ser feito em 1h ou 1h30. Vamos lá?

1. Falar do personagem. Qual a história dele.
Uma leitura atenta do roteiro completo vai trazer a você algumas características interessantes sobre quem é e como é o seu personagem. Essas sensações intuitivas que você tiver do personagem você pode guardar e experimentar no seu corpo. Brinque com esse texto! E entenda quem era o seu personagem no início da história, por qual transformação ele passou (e se passou por alguma transformação), e como ele ficou depois.

2. É possível fazer uma partitura corporal dele?
Defina o passo do seu personagem. Assim como uma dança! Defina os vetores do movimento. Investigue no corpo de outras pessoas se necessário e imite!

3. Aquecimento corporal. Exercício físico para aquecer o corpo.
Sabe aquela sensação de corpo quente e dilatado? É esse o nível de aquecimento que estou falando.

4. Ande pelo ambiente sentindo as características físicas dele e a partitura corporal.

5. Peça a alguém de fora citar momentos da história para você sentir como o personagem sente no exercício da caminhada.
Se não tiver ninguém para ajudar, funciona também quando você grava sua própria voz e põe para tocar aleatoriamente, com as devidas pausas.

6. Depois de sentir como o seu personagem sente o corpo, experimente falar o texto da ópera/peça com o corpo dele. Experimente diversas vezes.

7. Se for um musical ou ópera, solte a música de fundo (o piano) e vá falando frases do seu personagem e/ou cantando partes específicas da música que já tenham te feito sentido.

8. Experimente cantar a música toda.

9. Seja feliz! Hahaha! Guarde a sensação no corpo e repita o processo outros dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *