Melisma – Dicas e um pouco de história

Melisma é um ornamento usado oriundo do canto gregoriano lá do século XI. Falando da minha vivência com o Canto Lírico, já usei muito essa ornamentação cantando repertório do período barroco, onde se fazem COLORATURAS com a intenção de “colorir a nota” e embelezá-la. É utilizada uma VOGAL de uma sílaba da palavra, e ela é preenchida com várias notas rápidas dentro da tonalidade almejada.
Hoje em dia, no POP internacional, os melismas estão muito em alta. Cantoras como Ariana Grande e Beyoncé usam e abusam deste recurso vocal.


DICAS:
Pense: Quem é mais ágil? O elefante ou um pequeno coelho? Use mais “leveza” vocal. Isso implica em permitir-se “sair da rigidez e do controle” e passar uns ridículos errando. Vai ajudar a ter mais leveza! Ou seja, busque a mobilidade laríngea, língua e mandíbula flexíveis, e flexibilidade e adaptabilidade de respiração.
Comece pequeno. Use melismas curtos. Vá devagar, depois você vai acelerando no metrônomo. Aproveite, e divirta-se ouvindo e imitando os cantores que você gosta.
Quem dos cantores que vocês conhecem hoje em dia usam melisma? Coloque aqui nos comentários!

https://www.instagram.com/p/CHqF3BggXy7/?igshid=ayh54tr6ayba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *