Você está com planos a longo prazo, como por exemplo emagrecer, e não consegue se concentrar para fazer uma dieta?
As tarefas menores parecem se perder, por faltar motivação?
Já pensou em se questionar se está com a motivação correta?
Aqui quem fala é a Érica Hotts, mezzosoprano, cantora de ópera, e hoje eu vou contar um pouquinho para vocês das minhas dificuldades com a rotina, e como eu descobri uma maneira alegre de segui-la!
Esse tema é muito UHUU, né? Que tal já deixar um joinha na confiança, porque você sabe que vai ressignificar a sua vida com este vídeo? Hum? Ah, amei!!! Muito obrigada pelo joinha!!! Haha!
Em gratidão, escrevo contando minha experiência com esse tema tão legal!
Em janeiro, eu e mais todo o universo fizemos os famosos planos de ano novo . “Esse ano vou emagrecer!” “Esse ano, vou subir de cargo na empresa!” “Esse ano, eu vou começar aulas de yoga!”.
Os meus planos, no caso, eram relacionados a emagrecer e cantar diariamente.
O que deu de errado? Hahah!
Comecei bem, com energia total! 3 meses depois, eu quebrei a minha rotina. Fiz uma viagem e eu não tinha mais o espaço e nem a situação para continuar me exercitando, ou muito menos para eu poder cantar. Aí pronto! Eu me crucifiquei e comecei a ficar com raiva do erro. E a raiva foi tanta que ficou uma mensagem no meu subconsciente de que, se eu tentasse novamente, eu poderia novamente falhar e sentir toda essa tristeza de novo.
Você também já sentiu isso? Medo do seu próprio julgamento? E, por isso, rolou uma sabotagem mega enorme, de você abandonar seu projeto?
Pois eu te trago agora um convite à consciência:
Qual a motivação da sua meta?
Experimente ser profundo e ouvir seu coração.
A razão da minha meta de emagrecer era ficar mais bonita.
Para quem?
Para os outros.
Péééin!!! Errado. Não vai dar certo. Uma hora ou outra, é possível que sua meta vá para o espaço na primeira oportunidade, assim como a minha foi. Agora, pior, engordei tudo que eu havia emagrecido e um pouco mais, de raiva que eu não estava comendo aquilo que eu gostava.
Vou dar outro exemplo meu:
Quero cantar todo dia. Assim, eu vou obter a aprovação dos outros e eu nunca mais vou ouvir críticas.
Você está esperto agora, né? Vamos lá! Qual é o erro dessa meta?
Tic tac tic tac tic tac.
Descobriu?
Resposta: O erro dessa meta é impor-se uma regra meramente para agradar aos outros, e depender profundamente da aprovação deles.
Ok, Érica! Já entendi o erro. E agora? Ficar frisando o erro não vai me ensinar o correto, né?
Concordo!! Por isso, EU vou ensinar, porque eu sou muito legal!! S2
Qual o correto?
Basear a meta em SUA REAL NECESSIDADE.
E como achar isso?
A sua meta deve ser algo que te inspire alegria. Busque a sua alegria profundamente!
Você pode manter as mesmas metas, e ainda por cima encontrar a sua expressão sobre elas!
Ex: minha meta de emagrecer.
Enquanto eu ficar baseando a minha rotina em “preciso me exercitar e comer direito”, eu vou continuar me sabotando.
Dica valiosa da vida!! Olhinhos brilhando para isso, meus amores!! Lá vai!
“Preciso fazer X coisa”.
Já está errado.
“Aí, Érica! Como assim?”
Quando você diz que “precisa”, você já ativa seu rebeldinho interno que fala “eu não preciso de nada disso!! Posso continuar aqui comendo o que eu quiser e na vida que sempre levei. Tô vivo ainda fazendo isso!”.
Aí pronto. Fué fué fué fuéééé… adeus planejamento!
E qual o modo correto, afinal????
“Eu amo dançar! Assim, eu me divirto!”
“Eu amo cantar!! É gostoso demais soltar a franga cantando e me sentir eu mesma!”
“Eu adoro minha vida saudável! É muito legal eu dispor de tempo de ir no supermercado comprar coisas fresquinhas, pois assim eu me cuido”.
“Eu amo me cuidar!”
“Amo ter a geladeira limpa, com frutas fresquinhas e cortadinhas.”
“Adoro cortar as frutinhas para eu comer. É um carinho que eu me dou”.
O que tem de diferente nessas estruturas?
Tecnicamente:
1. Eu. Eu me coloco na situação. Você se coloca na situação quando escreve “Eu”, na primeira pessoa. Voz ativa, e não voz passiva.
2. A motivação está relacionada com a alegria e o prazer que você tem fazendo alguma coisa. Estruturas com “eu amo” “eu adoro” funcionam!!
3. A motivação tem a ver com o seu corpo e alma. É algo só seu! É o seu “momento UHUUU” consigo mesmo/a.”
4. As frases estão sempre no presente.
Observe! “Eu amo!”. “Eu adoro”. Trazer para o presente significa trazer o poder para si próprio. Quem assistiu aos outros vídeos sabe que, na minha vivência, “poder = escolha + ação”. Trazer para o presente te dá de volta a escolha que você tem de seguir sua alegria, e a ação de você fazer algo para se alegrar.
Aí, você fecha com chave de ouro e coloca o “momento UHUUU!” a cada ação que você celebrar com alegria!
Esse é o processo que eu encontro para, através da minha alegria, chegar aos meus objetivos maiores!
Ok ok… e se eu quebrar a rotina? A vida às vezes não segue o planejamento…
É só continuar!
Se a sua motivação te deixa alegre, você fica feliz ao cumpri-la! É uma motivação verdadeira!
No meu caso, as coisas não saíram quadradinhas como eu planejava. Será que não era porque eu não controlo exatamente tudo no universo, e que eu tenho coisas a aprender com as diferentes circunstâncias que chegam até mim? Será que, ainda nesses momentos, eu não posso ter minha alegria de volta? Ou, toda vez, para ouvir a minha voz eu precisarei ter insônia e começar a escrever um texto para o Autoconhecimento pra você às 3h30 da manhã de um dia dos pais e terminar às 5h? E tudo bem com isso! Olha que texto bacana! Eu também estou me amando através dessa insônia! Foi essa a circunstância perfeita que permitiu que eu expressasse tudo isso que estava reprimido em mim. Uma madrugada silenciosa, que me permite ouvir a minha voz, que estava lá, baixinha. Este contato com a minha voz pode gerar outros contatos, e cada vez mais contatos, e cada vez mais autoconhecimento pra mim. E pra você!
Permita-se ter essa maleabilidade e ouvir sua consciência. Permita a expressão da sua voz, e coloque um laço vermelho nela, para que ela fique bem linda! A conexão dessa voz conosco nos permite encontrar nossas respostas dentro de nós mesmos, assim como encontrei acima!
Você tem tudo o que precisa dentro de você. As respostas e motivações estão aí dentro. Que tal experimentar ousar e escutar sua própria voz?
Faz sentido agora aquela meta que você colocou lá no começo do ano? Não serve mais, porque era meta para os outros? Ou era para você, e você não tinha percebido?
Conta para mim nos comentários? Quero saber como esse texto te inspira a te trazer uma rotina mais alegre!!
Aqui quem fala é a Érica Hotts, diretamente do Autoconhecimento pra você!
Beijos com batom!
Este vídeo foi gravado em agosto/2019 para a página Autoconhecimento pra você. Por uma questão do universo, acabou sendo mais adequado que a postagem dele fosse feita hoje, 01/01/2020, em meu canal. Voltaremos com o Autoconhecimento pra você em breve!