Teoria Elementar da Música – 03. Claves

Olá, meus amores! Tudo bem?

Segue a aula fresquinha de hoje no Youtube!

Claves:

Significado

A música tem uma notação relativa. Nós usamos a Clave (do latim, Clavis), que significa chave, para nomear uma das linhas do pentagrama. Por exemplo, a linha do pentagrama aonde começamos a desenhar a clave de sol designa a nota Sol.  A partir dessa nota, nós fazemos as relações e descobrimos onde ficam as notas mais agudas, como o lá, o si, o dó, e ainda as notas mais graves, o fá, o mi, o ré, e assim por diante.

Também existe a clave de bateria, que posso abordar mais para frente, caso vocês tenham interesse. É uma clave rítmica que, ainda assim, segue o esquema de sons graves para baixo (bumbo, por exemplo) e sons agudos para cima (pratos, por exemplo).

A clave é uma invenção atribuída a Guido d’Arezzo, na Idade Média.

 

A origem das claves

Antigamente, antes de as notas musicais terem esses nomes que conhecemos hoje em dia (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), talvez por falta de criatividade (haha!), eram usadas as primeiras letras do alfabeto para designar cada uma das notas.

A = Lá, B = Si, C = Dó, D = Ré, E= Mi, F=Fá, G=Sol

Até hoje, usamos essa nomenclatura em música popular para fazer acordes, por exemplo, no violão. Ou para os pianistas que tocam música popular. São as chamadas Cifras.

Observe que o A corresponde ao Lá, e não ao Dó.

As claves eram, então, escritas com as suas letras correspondentes.

G = Clave de Sol.

F = Clave de Fá.

C = Clave de Dó

 

Com o passar do tempo, e muita criatividade dessa vez (haha!), esse G virou a clave de Sol que conhecemos hoje em dia, assim como o F virou a clave de Fá e o C virou a clave de Dó.

claves1

O uso das claves

Eram usados 9 tipos de claves:

Clave de sol: 1ª e 2ª linha

Clave de dó: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linha.

Clave de fá: 3ª, 4ª e 5ª linha.

 

A clave de sol na 1ª linha era usada, especialmente na França no século XVIII, para sons bastante agudos, como violino e flauta. Contudo, deixou de ser empregada porque suas notas ficavam exatamente iguais às notas da clave de fá na 4ª linha (embora, nesta última clave as notas fossem entoadas duas 8ª abaixo).

A clave de sol na 2ª linha é também conhecida como clave de violino. Esta clave é usada até hoje para o violino, para o canto (soprano, mezzo, tenor (8ª abaixo), piano (geralmente é tocada pela mão direita), entre outros).

Curiosidade: Todas as claves tinham esses dois pontinhos para especificar exatamente em qual linha elas começavam. Porém, como a clave de sol na 1ª linha perdeu sua função, como vimos acima, restou apenas a clave de sol na 2ª linha. Sendo esta a única possibilidade de posicionamento da clave de sol, não se faz mais necessário então especificar através dos dois pontinhos.

A clave de dó na 1ª linha era conhecida como clave para soprano. Ainda bem que as sopranos não precisam mais dela! Hehehe! Santa Clave de Sol facilitou nossas vidas! Iupi!! Haha

Se eu comemorei pelas sopranos, imagine a minha alegria com a mudança a seguir…

A clave de dó na 2º linha era conhecida como clave de meio-soprano. Ufa! Ainda bem que não é mais usada! Haha! Minha leitura agradece! 😀

A clave de dó na 3º linha era conhecida como clave de contralto.

A clave de dó na 4º linha era conhecida como clave de tenor. Hoje em dia, nós usamos a clave de sol soando uma oitava abaixo para eles.

A clave de fá na 3º linha era usada para os barítonos. Os barítonos, hoje em dia, cantam em clave de fá na 4º linha, assim como os baixos.

A clave de fá na 4º linha é usada até hoje para os baixos (cantores), baixos (elétricos) e baixo (acústicos), além de piano (normalmente, a mão esquerda).

Por fim, a  clave de fá na 5º linha era usada para os baixos profundos. Hoje em dia, eles usam a clave de fá na 4ª linha mesmo.

 

Às vezes, pode ser interessante  trocar de clave para facilitar a leitura, evitando assim o uso de linhas suplementares em excesso.

nota dó1 linha do dó

linhas suplementares x claves

 

Referências:

Diccionario musical, Por Raphael Coelho Machado

Música Ao Seu Alcance Vol I, Por José Campos Reinato

Compêndio de Teoria Elementar da Música , Por Osvaldo Lacerda

http://www.angelfire.com/musicals/mwmusical/teoria/claves.htm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *