Teoria Elementar da Música – 01a. Propriedades do som.

Olá, meus amores! Tudo bem?

Resolvi homenagear meus alunos queridos criando esse curso de teoria elementar da música, baseado no material de Osvaldo Lacerda.

Osvaldo Lacerda foi um compositor brasileiro que escreveu este compêndio super bem organizado e que eu resolvi adotar , dado o meu apreço pelo seu método de ensino tão didático.

Segue o link para o vídeo da aula no youtube

 

Vamos começar falando então sobre a PARTE 1 – GENERALIDADES.

CAPÍTULO 1 – Propriedades do som.

São quatro as propriedades do som: Duração,  Altura, Intensidade e Timbre.

O que é a Duração?

Como o próprio nome diz, é quanto tempo dura aquele determinado som. Tem a ver com o ritmo da música. O ritmo é uma combinação de durações da música, o que obviamente tem a ver com o TEMPO pelo qual essas notas existem.

O que é a altura do som?

Esta propriedade se refere quando o som é mais agudo ou mais grave. Esses são os nomes corretos para o “fino e grosso” que se usa popularmente. Agudo ou grave. Ainda pensando na física, para aqueles que gostam de entender por multidisciplinaridade, quanto mais Hertz , mais agudo será o som. Quanto menos Hertz, menos agudo, ou seja, mais grave será o som. Para os que quiserem se aprofundar na questão física, recomendo a leitura do livro do José Vasconcelos, Acústica Musical e Organologia, mais especificamente na parte I, capítulo 3 “Freqüências dos sons de uma escala musical”, aonde ele descreve o processo físico em números matemáticos (quais fórmulas matemáticas de cada frequência, e como obtê-las).

Para os que apenas gostam da música em sua pura expressão, basta dizer que a Altura do Som determina se ele é agudo ou grave. Simples assim! 😀

O que é a Intensidade?

É o volume do som que ouvimos. Pode ser mais alto ou mais baixo – usando os termos técnicos, mais forte ou mais fraco. Agora… por que mais forte ou mais fraco? Se pensarmos nas leis da física, a aceleração que colocamos para resultar numa força maior, considerando a mesma massa, é  maior quando o som é mais forte. A palavra chave aqui é a força. Então, quanto mais aceleração, quanto mais ar, quanto mais velocidade usarmos para empurrarmos a tecla de um piano, mais forte será o som. Mais alto, maior o seu volume.  Obviamente, quando menos força, ou seja, quanto mais fraco, menos som ouviremos. Simples e lógico, não?

O que é o timbre do som?

É a propriedade que nos permite reconhecer se o som veio de um piano ou de um violino, por exemplo. Os dois podem estar tocando na mesma altura, mesma intensidade e inclusive com a mesma duração. É o timbre que te faz perceber que aquele som veio de um piano e não de um violino. E é o timbre que te faz reconhecer, por exemplo, a voz de alguém no telefone.

OBS: Todo e qualquer instrumento musical tem , simultaneamente, as quatro propriedades. Com exceção de alguns instrumentos de percussão que não têm altura definida (castanhola, bumbo, tambor, etc). É mais um ruído do que um som musical propriamente dito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *