Olá, meus amores! Tudo bem?
Hoje estou aqui ansiando por cantar mais um pouco. Cantar é vida, não é mesmo? Eu amo cantar! E estava assistindo a uma série de vídeos bacanas no Youtube, além de estar lendo um livro da Renée Fleming e outro da Deborah Voigt. Vou traduzir algumas dicas em minhas palavras para uma boa interpretação em audições.
Antes de mais nada, o repertório.
O repertório deve ser desafiador e deve representar o seu nível técnico. Não fácil demais e nem difícil demais. Deve ser algo que permita a sua expressão e que permita mostrar suas habilidades técnicas.
Ainda sobre o repertório, ele deve estar adequado às necessidades do teste. Portanto, uma leitura atenciosa do edital é desejada! 🙂
Como chamar a atenção positivamente da banca examinadora?
Autenticidade = Boa apresentação
O que torna sua música especial para a banca examinadora vai ser a sua AUTENTICIDADE. Quanto mais de você a banca conseguir enxergar, melhor. É esse o fator que vai fazer a banca olhar para você e pensar “Ei! Isso é diferente! Eu gostei disso!”.
Para fazer uma apresentação marcante, leia a letra de sua música muitas e muitas vezes, cada vez de maneiras diferentes, até que aquela letra seja um pensamento seu que você vai expressar.
Você pode fazer um exercício simples:
Pegue a palavra “ok” e fale de 5 maneiras diferentes. Use 5 expressões diferentes. Brinque com isso.
Com a música vai ser a mesma coisa.
Eles não estão procurando uma interpretação perfeita. Eles estão procurando aquela paixão, talento e potencial.
Criando uma personagem confiante e simpática para as audições.
Esta dica eu aprendi com o livro da Renée Fleming. Maravilhosa! Diva!!!
A mesma energia que você gasta estudando o seu repertório você vai gastar aprendendo a ser confiante para cantar e mostrar todo o seu potencial. Como? Interpretando uma personagem confiante, que arrasa super nos testes, que ama a música que faz, e que está de igual para igual com a banca examinadora. Afinal, no fim das contas, eles são pessoas que estão interessadas em ouvir boa música, e você tem boa música a oferecer!
Treine, mas treine mesmo. Gaste o mesmo tempo que você gasta estudando canto praticando essa personagem. Interprete uma pessoa confiante, gentil e simpática. Interprete até essa pessoa ser você!
Lembre-se do seu objetivo
O seu objetivo provavelmente é poder se expressar com a sua música e mostrar tudo o que há de mais lindo na sua alma. Você, provavelmente, que transmitir mensagens ao seu público e tocá-lo de alguma maneira, certo? E você quer se sentir realizado, pensando que você conseguiu ser o porta-voz de uma bela mensagem.
É nisso que você deve pensar no dia da audição.
Curta o momento! Você está fazendo música! 🙂
Vídeos de referência:
Pingback: Feedback – Qual o seu nível de liberdade vocal? – Encontre sua voz